Video: Bacteria alimenta de arsênico, Entenda

Insetos Incríveis: Formigas Explosivas

21 abril 2018.

Formigas explosivas recém-descobertas detonam a si mesmas para envenenar o inimigo - Por - https://hypescience.com

Cientistas descobriram uma nova espécie de formiga que luta contra seus inimigos detonando-se e cobrindo a vítima em uma substância tóxica. A descoberta foi publicada na revista científica Zookeys.
 
O inseto vive na selva de Bornéu e foi nomeado Colobopsis explodens.(foto: Alexey Kopchinskiy/Pensoft Publishers).
 
Formigas explosivas são uma raridade. A Colobopsis explodens é a primeira espécie com essa habilidade a ser encontrada desde 1935.
Por mais impressionante e eficaz que seja a detonação, ela é, em última instância, uma defesa suicida, pois também explode o corpo inteiro da formiga.
A formiga pequena e avermelhada foi descoberta vivendo nas copas das árvores de Bornéu por uma equipe que incluía Alice Laciny, entomologista do Museu de História Natural de Viena, na Áustria.
Ela descreveu como as formigas se detonam para salvar outros membros da colônia: quando confrontada com um inimigo que não recua, a formiga se prende a ele mordendo-o, vira suas costas diretamente para o atacante e flexiona seu abdômen com tanta força que rasga seu próprio corpo, liberando uma gosma amarela fatal armazenada no interior.

Pelo bem da colônia

Nem todas as formigas desta espécie podem explodir. Apenas as formigas trabalhadoras menores, todas fêmeas estéreis, sacrificam suas vidas detonando-se para proteger os membros maiores da colônia. Elas são particularmente propensas ao autossacrifício como defesa, e explodem até quando pesquisadores intrusos se aproximam.
Essa tendência suicida, semelhante à de uma abelha soltando seu ferrão quando ameaçada, é um comportamento comum em super-organismos, ou seja, organismos que trabalham coletivamente.
Em colônias de abelhas e formigas, por exemplo, as necessidades do grupo são mais importantes do que a do indivíduo. Logo, alguns membros se sacrificam quando necessário.
 
Fonte:  01 - https://hypescience.com/estas-formigas-explodem-para-cobrir-seus-inimigos-em-veneno/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29 Por . acesso em 20.04.2018
02 - https://www.washingtonpost.com/news/morning-mix/wp/2018/04/20/meet-the-exploding-ant-which-sacrifices-itself-for-its-colony/?noredirect=on&utm_term=.4f2f6cc6fb63 acesso em em 20.04.2018

Comentários:

 
Baixar Sertanejo - Templates Grátis