Video: Bacteria alimenta de arsênico, Entenda

0

Comportamento Animal: Aves

21 janeiro 2012.
Machos de ave da Oceania criam 'avenida do amor' para atrair fêmeas
Espécie do grupo 'Ptilonorhynchidae' usa gravetos e 'gesso' para seduzir. Veja:

O macho de uma espécie de pássaro que habita a Austrália e a Nova Guiné mostrou ser um verdadeiro mestre do ilusionismo. A estratégia é usada para um objetivo específico: aumentar a chance de reprodução. Para isto, ele segue um elaborado ritual de acasalamento que compreende em uma complexa construção de abrigo para que as fêmeas venham inspecionar e por lá fiquem.
Chlamydera nuchalis e o seu ninho ...

Com o intuito de impressionar a fêmea, o pássaro caramancheiro da espécie Chlamydera nuchalis passa horas coletando e organizando ossos, conchas e pedras entre outros objetos, de tons cinza, chamados coletivamente de “gesso”. Com o “gesso ele cria uma espécie de avenida de 0,6 metros de comprimento em frente ao abrigo – um caramanchão formado por gravetos. Na hora que a fêmea para na frente da “obra de arte”, o macho pega objetos coloridos como pedaços de fruta e mostra um a um para a donzela.
Chlamydera nuchalis enfeitando o seu ninho

A parte da ilusão de ótica fica por conta da distribuição dos objetos na avenida. Conchas, pedras e ossos são distribuídos de forma que os objetos maiores fiquem mais longe do abrigo e os menores mais perto. Assim, a fêmea acredita que todos os objetos mostrados à ela são mais ou menos do mesmo tamanho. Ao mesmo tempo, o caminho parece menor do que realmente é.
“Ficamos muito surpresos. Ninguém sequer pensava que ilusões ocorriam naturalmente ou com um objetivo fora da espécie humana. É fascinante que pássaros façam isso e mais interessante ainda como fazem”, afirmou ao iG John Endler da Universidade de Deakin, na Australia, e co-autor do estudo publicado no periódico científico Science.
O rei na arte da conquista – Os pesquisadores constataram que as fêmeas tendem a escolher os machos mais habilidosos na construção. Foi comprovado também que muitos machos – que não seguem as regras de ilusão de ótica – nunca conseguem atrair as fêmeas.

Ninho Formado pelo macho e o ossos. Criatividade (Chlamydera nuchalis)
Os pesquisadores não foram capazes, porém, de determinar por que ser um bom ilusionista aumenta a chance de procriação. Uma possibilidade aventada por eles é que quando o gesso parece mais uniforme, os objetos coloridos prendem mais a atenção das fêmeas, atraindo-as.
Ninho Formado pelo macho (Chlamydera nuchalis)

Os pesquisadores acreditam que a habilidade na construção de “abrigos” pode também ocorrer em outras espécies de animais, porém não em outras espécies de pássaros caramancheiros, que fazem algo similar só que com uma geometria menos organizada que os abrigos dos Chlamydera nuchalis. ” Acredito que tal habilidade possa ser achada em outras espécies, pois quase todos os vertebrados e invertebrados o contato visual é usado para se fazer a corte. O macho se mostra para a fêmea a uma distância específica e orienta seu corpo de forma e em direção característica em relação aos olhos da parceira. Esta visão predeterminada a partir de um ângulo e distância é um requisito fundamental para ilusões visuais geométricas”, disse Endler.

Alessandro Greco/ Portal iG -
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2012/01/20/79249-especie-de-passarinho-cria-ilusao-de-otica-para-atrair-femea.html acesso 21/01/12
Pesquisa sobre o comportamento foi divulgada na revista 'Science'
Leia Mais...
 
Baixar Sertanejo - Templates Grátis